Quarta-feira, Fevereiro 15, 2006

UTILIDADE PÚBLICA:
GUIA DE SETE PASSOS PARA FAZER O FGTS DE SUA EMPRESA NO PROGRAMA SEFIP DA CAIXA


PASSO 1: Fique duas horas tentando entrar no site da Caixa Econômica para baixar a nova versão do programa. Essa versão normalmente chega, na melhor das hipóteses, uns cinco dias antes do vencimento do pagamento.

PASSO 2: Instale a atualização do programa e passe a próxima hora tentando entender por que os primeiros 99% da instalação foram feitos em um minuto e o 1% restante nos últimos 59 minutos. Atenção: o programa só terminará de ser instalado no momento em que você achar que ele pifou...

PASSO 3: Carregue o seu bkup do SEFIP (depois de ter aprendido, lá pela versão 5.147-1/2, que a atualização não carrega os arquivos para a versão nova. Após o bkup, descubra que o programa mudou completamente e aquele curso que você fez há três anos para entender como funciona o raio desse SEFIP é completamente inútil. Depois de duas horas deduzindo onde, como e quando você deve colocar os dados, salve o arquivo e descubra que, para imprimir a Guia de Recolhimento, primeiro você tem que mandar o arquivo salvo para a Caixa econômica pelo programa da Conectividade Social.

PASSO 4: Abra o seu programa da Conectividade Social (ele é obrigatório desde a Versão 6.bolinha do SEFIP), espere mais uma hora até que ele carregue todas as atualizações automáticas e finalmente mande o arquivo. É claro que vai aparecer uma mensagem avisando que ele não foi enviado, cace a caixa de saída da Conectividade e tente novamente. Ufaaaaaaa!!! Fooooi!!!

PASSO 5: Volte ao programa do SEFIP para imprimir a guia de recolhimento. Fique mais uma hora procurando no programa interio onde raios você tem que ir para imprimir essa guia e não os 200 relatórios disponíveis. Vá para a sessão de ajuda e descubra que ela não foi baixada junto com o programa, mas está disponível para download no site da Caixa.

PASSO 6: Gaste mais uma hora para baixar o manual de ajuda e outra hora para conseguir abrir, já que ele está em formato word e completamente cheio de figuras e setinhas. Finalmente, descubra que a guia de recolhimento que você precisa imprimir está em uma pasta chamada "selo"!

PASSO 7: Missão cumprida? Perfeito! Mande alguém pagar essa guia no banco e dirija-se ao hospício mais próximo para o merecido descanso!


---Luciana Farias falou e disse, quando eram... 1:25 PM




------ 6 pessoas disseram alguma coisa ------
É que o lema das repartições publicas é "se podemos complicar pra que simplificar"

Arlindo |08-04-2008 12:43:43

hahahahahahaha... Adoreiiiiiiiiiiiiiiii. Sabe que eu acho que vou mandar seu post para as esferas superiores da caixa. posso? A gente sempre fala que eles criam as coisas para complicar e eles nunca acreditam em nós pobres mortais escriturários...Afe... Beijocas

Re_ventania |  02-03-2006 20:28:24

Lu, fui conhecer a Ciranda das Flores e dos Bichos e cheguei até vc. As ilustrações estão lindas viu, parabéns. Agora, vou te falar uma coisa, adorei conhecer a Família EEEPA. rss. Muito criativo, divertido e de bom gosto o blog. Fui também rapidamente aos blogs de alguns membros da família, depois com mais vagar quero conhecer a todos. Um beijão e bom domingo.

Su | 26-02-2006 07:47:54

Lu! Confesso uma coisa muito feia, não aguentei ler o post de hoje! Eu tenho aversão a papel, documento, requerimento, escrita etc. Escrita comigo é só nos blogs. Ainda bem que estou aposentada, não sou empresária e não preciso nem saber o que é FGTS. Já mandei seu livro, depois me diga o que achou dele. Mas, sinceridade heim! Beijos!

Maith |20-02-2006 16:49:26

É pra isso que serve a internet, para nos livrar da canseira de pegar filas.. de ter tudo à mão, rápido e fácil. Saudades tambéééém! Beijo!

Clarice | 18-02-2006 16:06:47

Oi, Lu! Tudo bem? Quanto tempo, hein? Estava com saudades do seu cantinho. Adorei o post de hoje. Não tem que se estresse, não é mesmo? rsrs Bjos e um ótimo dia.

Clécia |15-02-2006 18:40:27

Nenhum comentário:

Postar um comentário