Segunda-feira, Agosto 11, 2003

- O SÍTIO, VÓ AMÉLIA E A VARIANT BRANCA -

Sempre lembrei daquela estória de que quando alguém nasce, se planta uma árvore, e a pessoa vai acompanhando o seu crescimento junto com a árvore.

Eu sou mais chique. Pouco antes de eu nascer, meus avós compraram um sítio. É interessante ver as mudanças que se passaram por lá em 33 anos.

Quando foi comprado, era daqueles sítios beeeem de caboclo, chão todo de terra, estábulo, chiqueiro, galinheiro, patos, tudo bem em frente à casa. Era boniiiito de dar gosto!!!!

Tanto que para poder reformar todo o sítio, a minha avó morou lá 12 anos, enquanto meu avô trabalhava aqui em São Paulo, durante a semana, e ia se encontrar com ela nos fins-de-semana. Foi reformada toda a casa, mudou-se o estábulo de lugar, no lugar dele ficou a piscina. Bem... melhorou muito, com o passar do tempo...

Itatiba era muito pequena, e como a minha avó passava quase todo o tempo sozinha, todos achavam que ela era viúva. E o sítio era conhecido como síto da Dona Amélia.

Era legal, a minha avó tinha uma Variant branca, quando vinha para São Paulo ela trazia cachorro, pássaro preto empoleirado no ombro, engradado com pintinhos nos bancos, etc., etc....

Um dia, minha avó pegou a variant e foi para Itatiba, pegar o motor da piscina, que estava no conserto. Ela põs o motor no porta-malas, parou em frente ao Assis, que era a única padaria existente na cidade, comprou os pãezinhos pegou o carro e voltou para o sítio. Na estrada, pensou em como o carro estava desregulado, precisava ver aquilo urgentemente....

Mas chegou em casa, devia ser mais ou menos hora do almoço... Foi fazer as suas tarefas e esqueceu-se de pegar o motor, pelo resto do dia. Quando lembrou-se dele, lá pelo fim da tarde, pediu para o Ananias, o caseiro, ir lá pegar. Não deu um minuto e o Ananias voltou, apavorado:

- Dona Amélia!!!! Esse carro não é o da senhora!!!!

- Como não, Ananias???? Que é isso???

- Não é o carro da senhora não, é só ir lá ver!!!!

- Como não é??? - e a minha avó foi correndo ver. Ela havia entrado em uma Variant branca igual à dela, mas a da minha avó tinha rádio, essa não, além de não estar com o motor no porta-malas do carro.

- Ah, meu Deus, Ananias... Vamos voltar para a cidade, você vai comigo, que agora é que eu vou presa!!!!!

E ela volta para a cidade, com a Variant "roubada"...

Quando chegou ao Assis, já estava um tumulto. O dono da outra Variant branca também chegou a entrar na da minha avó, mas não conseguiu ligar o carro e percebeu a troca. Então, a essa altura do campeonato, já estava a cidade inteira lá, carro de polícia, ambulância, bombeiro, carrocinha, tudo o que se pudesse imaginar... Um policial estava parado perto da varinat da minha avó, ela foi até ele, já se desculpando:

- Boa noite, Seu Guarda... Deixe-me explicar o que aconteceu... Eu entrei no carro deste moço sem perceber...

- Dona Amélia!!!! -interrompe o policial - Este carro é da senhora???? Então por favor, a senhora entre lá e olhe tudo muito bem... Porque se aquele rapaz que entrou no seu carro tiver tirado alguma coisa ele vai preso!!!


Luciana Farias falou e disse, quando eram... 8:08 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário